sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Bíblia na escola é um avanço para a sociedade, SIM!

Pr. Gomes Silva

Não me causou nenhuma surpresa a conclusão do pesquisador acadêmico William Jeynes, especializado em educação ao afirmar durante o Conselho de Pesquisa da Família dos Estados Unidos, que o uso da Bíblia Sagrada nas escolas públicas em aulas de literatura e religião poderia ser benéfico à sociedade, conforme informações do Christian Post.

Jeynes defendeu que o retorno do uso da Bíblia nas escolas poderia trazer de volta alguns valores perdidos com o tempo. Como sabemos, desde 1963, a Suprema Corte dos Estados Unidos considera inconstitucional manter as aulas bíblicas em escolas públicas. Isso, sim, me causa surpresa, uma vez que a religião cristã e a Bíblia são partes significantes da história dos EUA.

O pesquisador disse ainda: “Goste ou não, é verdade. A Bíblia tem um lugar especial em nossa sociedade. Ela deve ter um lugar especial em nosso currículo”.

William Jeynes ressaltou que a Bíblia Sagrada tem um conteúdo poderoso de desenvolvimento moral e é uma ferramenta altamente capaz de ensino, pois ajudaria os alunos na compreensão da literatura ocidental como ela é hoje. Mas, não é só no contexto ocidente que a Palavra de Deus se tornaria uma fonte de subsídio para ampliação do conhecimento humano. Ela é uma fonte para o universo.

Não só para os Estados Unidos, mas para todas as demais nações, a Bíblia é um manancial de vida. Ela deveria ser inclusa em todos os currículos escolares, mesmo com a permissão para a utilização de qualquer ouro livro de religião, mesmo porque a Bíblia é incomparável. A palavra de Deus muda o ser humano em todos os sentidos, pois como escreveu o apóstolo Paulo em sua segunda carta a Timóteo, 3:16-17: “Toda a Escritura, divinamente inspirada, é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente habilitado para toda a boa obra”.

Por que o mundo está desorganizado? Guerras? Crescimento exorbitante de casos de prostituição, lesbianismo, homossexualismo, bestialidade, latrocínios, trucidamentos, estelionato, sonegação de impostos, desvio de recursos públicos, adultério, divórcio etc? Porque a maioria das populações mundiais abandonou a observação dos princípios da Palavra de Deus de retidão (=honestidade, integridade, justiça e probidade etc). Quantos hinos nacionais entoados durante a Copa do Mundo no Brasil não contem frases enaltecendo a importância bíblica em suas histórias e, no entanto, muitos desses países estão entregues à miséria moral e espiritual, justamente porque seu povo e, principalmente, suas autoridades estão dizendo sempre “não” para Deus.

O mundo seria diferente se a Palavra de Deus fosse observada e praticada, conforme o conselho do servo de Jesus Cristo, Tiago, capítulo 1, versículos de 22 a 25 – “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de que tal era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito”.

Indiscutivelmente, a Bíblia é a mensagem de Deus para qualquer cidadão, através do qual o Altíssimo se revela ao homem, revela a Sua vontade para ele, e dá resposta a todas as suas dúvidas existenciais. Não importa o que ela esteja vivenciando, o Senhor tem a solução: Seja tribulação na família, problemas com drogas, traumatismo amoroso, profissional, moral ou espiritual. Claro, quando todo é feito para a glória de Deus e não do homem.

No livro de Salmos, capítulo 1º, versículos de 1 a 3, diz: “BEM-AVENTURADO o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará”. Já no Salmo 33, versículo 12, está escrito: “Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor(...)”.

Como podemos constatar, a Bíblia no seu todo é uma palavra geral de conhecimento que, quando revelada de forma específica a cada cristão pela pessoa do Espírito Santo, torna-se uma palavra viva e poderosa, que transforma vidas e se torna um veículo de cura, libertação e poder de Deus.

Que a Bíblia seja seu livro preferido e orientação final para suas decisões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário